ZaraRadio

Manual de uso.




Introdução

O ZaraRadio é um programa gratuito para automatização das transmissões de rádio e trabalha na plataforma Windows.
O ZaraRadio é para automatizar a transmissão de música, publicidade e programas ou retransmissões gravadas. Também é possível conectar com outras rádios através da linha da entrada de som ou através da Internet. ZaraRadio tenta ser um programa intuitivo e fácil de usar, mas sem renunciar aos benefícios de outros programas pagos.
Ele é muito utilizado por rádios FM, AM, Educativas, Comunitárias e Rádios Online.


Playlist

A lista é o elemento principal do ZaraRadio. Mostra uma sequência dos arquivos de som e/ou dos comandos que são reproduzidos ou executados um por um. Os elementos que podem aparecer no mesmo são:

Arquivos WAV: Formato de som. Admite qualquer tipo de compressão. O arquivo é reproduzido de forma normal.
Arquivos MP3: Formato de som. Admite qualquer tipo de bitrate (tanto constante quanto variável). O arquivo é reproduzido de forma normal.
Arquivos OGG: Formato livre de som. O arquivo é reproduzido de forma normal.
Arquivos WMA: Formato de som do Windows. O arquivo é reproduzido de forma normal.

Listas de reprodução (Arquivos .lst, .m3u e .pls):

Este arquivo é um comando quando aparece dentro de uma lista. Sua intenção é carregar uma lista nova e fechar a anterior. A lista nova começará a reproduzir pela primeira canção.

Rotações (Arquivos .rot): Formato de som.

Contém uma lista das trilhas e sempre que se reproduz há uma rotação de sons diferentes, seguindo a ordem sequencial com a qual foi criada. Após a última retorna à primeira. Uma utilidade possível é criar uma rotatividade com os prefixos diferentes da rádio. Desta maneira sempre que um prefixo é transmitido, tocará um diferente, sem ter que se preocupar em alternar. Se algum arquivo rotativo não for ao ar, salta para o seguinte sem ter que esperar os retornos do áudio a reproduzir (e põe o registro nos logs). As rotações podem conter qualquer tipo de trilha (wav, mp3, comandos, rotações…).

Sequências (Arquivos .seq): Formato de som.

Contém uma lista das trilhas que se reproduzem todas em sequência. Como as rotações, as sequências podem conter qualquer tipo de trilhas. Pode ser usado para programar blocos comerciais.

Trilha aleatória (Arquivos .dir):

Ao reproduzir, transmitem uma trilha aleatória, selecionada da pasta indicada ou de suas subpastas. As trilhas não estão repetidas, isto é, até que todos não sejam transmitidos não se repetirão. Para criar trilhas aleatórias é necessário executar Listas > Añadir pista aleatória…. Ao adicionar novos arquivos nas pastas, são considerados pelo controle de repetição automaticamente, e terão a prioridade máxima para ser reproduzido.

Post-it (Arquivos .txt, .htm e .html):

Comando que mostra uma janela pequena com o texto contido no arquivo para leitura ao vivo.

Carregar eventos (Arquivos .evt):

Permite substituir a lista dos eventos ativa por uma outra, mantida previamente janela de diálogo de eventos.

Rádios on-line (Arquivos .stream):

Reproduz o som de uma rádio que transmite através da Internet.

Conexão ao satélite (Arquivos .satcon):

Ativa a linha da entrada de som especificado no diálogo das opções.

Desconexão do satélite (Arquivos .satdis):

Silencia a linha da entrada do som especificado no diálogo das opções.

Ativar o detector DTMF (Arquivos .dtmfon):

Ativa o detector dos tons DTMF.

Desativar o detector DTMF (Arquivos .dtmfoff):

Desativa o detector de tons DTMF.

Como criar uma nova playlist.

Pressione "Arquivo Novo (CTRL+N)" no menu para abrir uma lista vazia.
Para adicionar itens à lista va em "Lista de reprodução (CTRL+A)" > Adicionar Arquivos. Isso abrirá uma janela a partir da qual os arquivos podem ser selecionados. Use os comandos padrão do Windows para selecionar mais de um arquivo por vez usando as teclas Ctrl ou Shift.
Também é possível usar a função de "Arrastar e soltar" a partir da árvore de diretórios para a lista de eventos. Simplesmente selecione um arquivo com o mouse e arraste-o para a posição desejada na playlist.

Modos de operação da playlist

A playlist pode operar de cinco maneiras diferentes. Estes são selecionados a partir da caixa na barra de ferramentas.

Normal: A lista é reproduzida sequencialmente e para quando a última faixa terminar.
Repetir: A lista é reproduzida sequencialmente e reinicia após a última faixa ter terminado.
Embaralhar: Igual ao modo Repetir, exceto que reorganiza aleatoriamente a lista antes de reproduzi-la novamente.
Manual: A música selecionada é reproduzida uma vez. A lista aguarda o próximo comando pelo usuário.
Aleatório: Reproduz a lista em ordem aleatória, ou seja, o marcador verde move-se para uma faixa aleatoriamente e é reproduzido. Não garante que as faixas não sejam repetidas.

Menu Pop-up

A playlist tem um menu pop-up, que se abre clicando com o botão do lado direito do mouse na playlist. Isto é basicamente um atalho para itens comumente usados na barra de menus e barras de ferramentas. Simultaneamente, a faixa selecionada com o botão direito do mouse será a indicada a realizar a ação selecionada no menu Pop-Up.

Eventos

Um evento é um arquivo que é ativo na programação. Os eventos são uma maneira útil de reproduzir arquivos ou executar comandos independentes da playlist. Eles podem ser usados para programar anúncios, ações, etc.

Esta figura mostra a lista dos próximos eventos na janela principal do ZaraRadio. Os eventos são exibidos 15 minutos antes de serem ativados.
Acima da lista de eventos existem quatro botões, cujas funções são:
Play: Iniciar eventos atrasados, ou seja, eventos que ainda não foram iniciados pois eles são programados para aguardar a finalização de um arquivo em execução.
Descartar eventos: remove um evento mantido por um atraso como descrito acima.
Ativar eventos: ativa ou desativa a lista carregada de eventos.
Agendar eventos (relógio): abre uma janela que permite definir, guardar ou carregar eventos.

Para adicionar eventos, clique no ícone do relógio. Fazendo isso esta janela será exibida:

Cada evento tem uma caixa de seleção que serve para ativar ou desativar os eventos individualmente.

Novo evento

Agora, para adicionar um novo evento, basta pressionar o botão Novo. Em seguida, veremos a seguinte caixa de diálogo:

Os parâmetros definidos pelo usuário de um evento são:
Data e hora de início: Selecione a data e a hora em que o evento será reproduzido pela primeira vez. O evento permanece ativo até a data e hora de expiração. Se a caixa de verificação de expiração não estiver selecionado (padrão), o evento não expirará.
Periodicidade: A definição da data e hora padrão é a reprodução de uma vez por dia. Selecionar Reproduzir a cada hora fará exatamente isto. Além disso, é possível programar o evento para tocar em horas selecionadas, conforme tela abaixo:

Aqui você pode marcar as horas desejadas. Para qualquer um dos horários (horas) selecionados, os minutos são predefinidos para o que foi selecionado para a hora de início.
Tipo de evento: Isso pode ser um arquivo de som, mas também podemos ativar a reprodução ou parar automaticamente, inserir uma faixa aleatória ou uma ligação via dispositivo satélite. O comando de satélite inicia a reprodução da placa de áudio selecionada pela quantidade de tempo mostrada no campo que está à direita.
Modo de espera: Um evento pode ser imediato ou atrasado. Na hora programada de um evento, duas coisas podem acontecer: se "atrasado" for selecionado, o evento não começará até que o arquivo termine (se o ZaraRadio estiver parado, o evento não começará até ser reproduzido manualmente); E se "imediato" estiver selecionado, o arquivo em execução será interrompido e o evento vai iniciar (se o ZaraRadio estiver parado, o evento fará com que o ZaraRadio toque o evento).
Prioridade: Suponha que o evento é para um programa de 30 minutos, juntamente com eventos a cada 5 minutos. Com esta programação, após o programa de 30 minutos haveria um atraso de 6 eventos. Para evitar isso, a ZaraRadio possui um mecanismo de prioridades que descarta eventos nestes casos. Um evento pode ter alta ou baixa prioridade. Quando um evento está acontecendo, duas coisas podem acontecer:
Se o novo evento tiver prioridade menor, o novo evento será descartado e não iria jogar.
Se o novo evento tiver prioridade mais alta ou o mesmo que outro evento, será deixado na lista dos próximos eventos até a conclusão do presente evento.
O problema descrito acima seria resolvido atribuindo alta prioridade ao evento de 30 minutos e baixo para os outros eventos. Fazendo isso, os eventos seriam descartados enquanto o evento longo está sendo jogado.
Espera máxima: Espera máxima específica quanto tempo um evento pode ser adiado antes de ser removido da lista de eventos. Por exemplo, se um evento atrasado programado para iniciar às 13:15 tem uma espera máxima de 5 minutos e não pode ser reproduzido às 13:20, ele desaparece da janela de próximos eventos e não será reproduzido desta vez.
Modificar: Clique para modificar um ou mais parâmetros de um evento. É necessário ter selecionado previamente um evento na lista. A mesma ação pode ser realizada clicando duas vezes em um evento.
Excluir: Clique para excluir um ou vários eventos. Para selecionar vários eventos, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto os eventos são selecionados aleatoriamente com o mouse. Para selecionar um bloco de eventos, clique em um evento e, enquanto mantém pressionada a tecla Shift, selecione o último evento na lista desejada.
Delete expired: Os eventos que expiraram aparecem acinzentados para indicar esse fato. Clicar em Delete expired limpará todos os eventos expirados da lista.
Abrir / Salvar: Esses dois botões são para abrir arquivos de eventos existentes ou para salvar a lista de eventos exibidos respectivamente. Em qualquer caso, ao fechar o ZaraRadio, a lista atual de eventos é armazenada automaticamente pelo Windows no registro e é restaurado quando o ZaraRadio é reiniciado.

Opções

Há um conjunto de opções cujo valor é comum a todos os usuários do sistema, e para modificá-los é necessário ter direitos de administrador no sistema. Estas opções são: Volume gradativo, senha, saídas, detector de silêncio, porta de satélite, log, TTH, explorador e DTMF. Na guia Geral, todas as opções são locais para cada usuário, com exceção de AGC e Nome da emissora.

Volume Gradativo


Afeta sobreposição e fading de trilhas. Há dois modos de operação:
Detector de fim de canção: Nos últimos segundos de uma faixa (valor determinado pelo campo para sobrepor faixas), o ZaraRadio detectará automaticamente volumes abaixo do limite indicado pelo controle de decibéis. Nesse ponto, a sobreposição irá eliminar o fim de uma faixa que tem um longo período de fade out*.
Fade out: Trata-se de transições relativamente lentas e suaves.
Sem detector: O ZaraRadio irá sobrepor para a próxima música com base apenas nos valores de tempo selecionados. Isso permitirá que o final de uma faixa seja reproduzido independentemente do nível de reprodução.
Por padrão, o valor selecionado para sobreposição se aplica a todas as faixas. No entanto, é possível dar um valor específico de sobreposição a cada canção. O arquivo deve ser renomeado adicionando ~tempo ao nome do arquivo, onde "tempo" é um número inteiro positivo igual ao tempo de sobreposição desejado. Por exemplo, no arquivo Blues ~ 1.mp3, um segundo será o valor de sobreposição.
Opções Esmaecer gradativamente o áudio ao sobrepor e Esmaecer gradativamente o áudio ao parar:
Esmaecer gradativamente o áudio ao sobrepor: Quando essa opção estiver ativa, o ZaraRadio vai usar o fade da música anterior sempre que uma nova começar. Quando desativado, a música se sobrepõe mas não haverá efeito de Fade.
Fade na parada: Quando ativado, o ZaraRadio usará o efeito de fade na faixa de reprodução quando Stop ou Next é clicado. Caso contrário, a reprodução simplesmente para.

Satélite


Aqui você seleciona a entrada da placa de som para o áudio "Satélite". A entrada selecionada é normalmente silenciada e desativada quando um comando Satélite está ativo. A entrada permanece desativada durante um período de tempo especificado quando o comando é definido.

Saídas


Selecione a placa de som a ser usada para a saída de ar, saída de pré escuta e os jogadores auxiliares. Se você tiver apenas uma saída de placa de som, tanto a saída como a saída de pré escuta serão ouvidas em conjunto.

Registro


Aqui você pode ativar o Registro e especificar onde os arquivos de registro são salvos. Nesses arquivos, o ZaraRadio armazena o tempo em que cada arquivo é reproduzido. Arquivos de pré escuta não são registrados. Por padrão, as faixas que repetem são registradas. Marque Registro somente quando usar a primeira instância se você não quiser faixas repetidas registradas. Você pode digitar o local para salvar os arquivos de registro ou procurar um local.

Senha


Senha permite a proteção de funções comuns, bem como eventos e plugins. Se a opção ativar proteção estiver marcada e uma senha definida, o usuário será solicitado a fornecer a senha ao clicar em um item protegido. Sem a senha, apenas um número limitado de itens pode ser visualizado e alterado.

Detector de silêncio


Detecta períodos de silêncio durante a reprodução de faixas. Quando isso acontece, o ZaraRadio salta para a próxima faixa. Ele não é ativado no caso de uma falha do sistema, somente quando o silêncio na faixa de reprodução excede o tempo selecionado.

Controle de volumes


Você pode usar qualquer programa de controle de volumes de placa de som de áudio do aplicativo do Windows. Digite o local do arquivo do programa controlador ou procure o local. Quando o ícone do controlador na barra de ferramentas superior da janela principal do ZaraRadio é clicado, o aplicativo controlador selecionado será aberto.

HTU


Aqui você define temperatura e umidade para a serem anunciados. O ZaraRadio pode importar dados do aplicativo Weather Watcher (requer versão 5.6 ou superior) e aceita valores introduzidos manualmente nos campos Temperatura e Umidade.

DTMF


O ZaraRadio permite-lhe sincronizar a sua estação com outra que utiliza tons DTMF. Se você não estiver associado a nenhuma estação, desative o detector. Por outro lado, se você quiser usar esta opção, habilite o detector e configure-o de acordo com suas necessidades. Na maioria das estações, o tom de desconexão é 69. Quando o ZaraRadio detectar esse tom, ele silenciará o canal de entrada de linha e executará a ação selecionada abaixo: reproduzir a lista ou reproduzir os eventos pendentes.
Eventos Pendentes: Reproduz os eventos atrasados pendentes. Quando terminar a reprodução, ele reproduz a playlist até a conexão. Se não houver nenhum evento pendente, ele não jogará nada.
Reproduzir a lista: reproduz a playlist normalmente (encadeando os eventos, se necessário) até que a conexão chegue.
Para conectar você pode escolher três opções diferentes:
Tom: Alguns rádios emitem um tom para desligar e outro para ligar. Se este for o seu caso, marque esta opção e especifique o tom correspondente (geralmente é 90).
Após X segundos: Há rádios que optam por definir o tempo de desconexão para um número fixo de minutos. Se este for o seu caso, marque essa opção e especifique a duração de suas desconexões. Uma vez que os segundos se passaram desde que o tom de desconexão foi recebido, ZaraRadio irá parar a reprodução e abrirá o canal de entrada de linha.
Não ligue ou ligue manualmente: Neste caso, o ZaraRadio continua a reproduzir a lista e os eventos e não se liga à linha de entrada. Além disso, ele pode ser usado para fazer conexões manuais. Suponha que você queira iniciar uma sequência com comerciais e se reconectar quando terminar. Você poderia conseguir isso adicionando uma conexão ao comando satélite no final da sequência.
O ZaraRadio também contempla a possibilidade de fazer programas locais, nos quais você quer ignorar os tons enviados pela estação principal. Quando essa situação ocorrer, você pode inserir comandos na lista ou nos eventos para ativar / desativar o detector de tom DTMF.

Explorador


Defina a pasta raiz da árvore de arquivos está à esquerda dos tipos de lista e arquivo a ser exibido.

Tags


Por padrão, na playlist estão os nomes dos arquivos. No entanto, para arquivos MP3, é possível mostrar tags ID3 versão 1. Para mostrá-los, basta marcar "Ativar tags". Digite as macros de informações desejadas (listadas abaixo da caixa) na caixa "Formato". As informações de tag representadas pelas macros serão exibidas na playlist na ordem listada na caixa Formato.

Atenuador


Aqui você pode definir o nível para reduzir a faixa que está sendo reproduzida quando o atenuador é ativado. Além disso, o tempo para reduzir o nível pode ser definido aqui.

Geral


Permite configurar várias opções do ZaraRadio:
Nome da emissora: É o texto que aparece na barra de ferramentas superior da janela principal.
Idioma: Idioma da interface do usuário.
Iniciar ao abrir: Faz com que o ZaraRadio reproduza automaticamente a playlist quando o programa é aberto.
Ativar AGC: Habilita o controle de ganho automático, que mantém o volume de saída em um nível constante.
Abrir a última lista ao carregar o programa: Se marcada, o Windows se lembra da lista quando o ZaraRadio foi fechado e recarrega essa lista quando o ZaraRadio é reaberto.
Confirmar antes de fechar: Ao sair do programa, ele pergunta ao usuário se ele realmente deseja sair do programa.
Reprodução com duplo clique do mouse: Por padrão, ao clicar duas vezes em um item na playlist, o marcador verde move-se para esse item, indicando que ele é o próximo a ser reproduzido. Ativando esta opção, a faixa é reproduzida imediatamente quando clicado duas vezes, não aguardando o fim da faixa em execução.
Desativar eventos em instâncias secundárias: Quando essa opção é marcada, as instâncias secundárias serão abertas com os eventos desativados.
Permitir a abertura de mais de uma instância: Você pode impedir os usuários de abrir várias instâncias do ZaraRadio desmarcando esta opção.

Vinhetas

A barra de ferramentas inferior tem 9 botões que permitem acesso rápido a 9 vinhetas (clipes de áudio para reprodução imediata), além disso, é possível armazenar até 10 páginas diferentes, permitindo o acesso rápido de 90 Vinhetas.

Há 3 maneiras de ativar uma Vinheta:
A maneira mais rápida é pressionar um número de teclado. Por exemplo, para iniciar a Vinheta com a etiqueta "vinheta 3" (número 3 na barra de ferramentas mostrada), basta pressionar o número 3 no teclado do PC.
Clique no número da Vinheta na barra de ferramentas com o mouse.
Vá para o menu Vinhetas e clique para escolher a Vinheta desejada.
Para modificar as atribuições do botão Vinhetas, existem duas opções. Primeiro, e mais simples, é arrastar com o mouse um arquivo da árvore de arquivos abaixo da janela dos próximos eventos (ou do Windows Explorer) para o botão que você deseja atribuir. A outra maneira é selecionar Vinhetas > Editar Vinhetas. A seguinte janela aparece:

Para alterar uma atribuição de botão, clique no botão desejado e clique em Modificar (ou apenas clique duas vezes no botão desejado). Será aberta uma janela que permitirá selecionar um arquivo de som para atribuir ao botão. Para salvar a lista atual de atribuições ou para abrir outra lista de atribuições salvas, use os botões Abrir ou Salvar. Cada página de uma lista deve ser guardada separadamente. Altere as páginas ativas usando a caixa suspensa na parte superior.
Além disso, com o botão de pré escuta, você pode visualizar as Vinhetas (lembre-se que uma segunda saída de placa de som é necessária para manter a reprodução de pré escuta separada da reprodução On Air).
As páginas da lista também podem ter nomes de texto. Realce o nome atual e digite um novo. Clique em Renomear ou pressione a tecla ENTER.
Vinhetas têm três modos de operação: Normal, Loop e Sweeper. Para alterar o modo de operação, você deve clicar com o botão direito do mouse no botão desejado. Uma janela é aberta para permitir alternar entre esses modos:
Normal: A vinheta é reproduzida normalmente.
Loop: A vinheta continuará a ser repetida até que o botão jingle seja pressionado novamente.
Sweeper: Antes de tocar a vinheta, reduz o volume da playlist principal, restaurando-o quando a vinheta terminar.

Buscar em pastas


Isso permite que você procure por arquivos em uma determinada pasta ou suas subpastas.
Localizar: Você deve escrever o texto que será pesquisado neste campo. O ZaraRadio procurará no nome do arquivo e nas tags ID3 TITLE e ARTIST, desde que habilitada a opção de pesquisa em tags ID3.
Cancelar: Cancela a pesquisa atual.
Pasta: Pasta na qual a pesquisa será feita. Você pode escolher uma pressionando "Procurar".
Pesquisa em tags ID3: informa ao ZaraRadio se as tags ID3 serão lidas ou não. Observe que a pesquisa é mais lenta quando essa opção está marcada.
Localizar agora: Inicia o processo de pesquisa.
Quando a pesquisa estiver concluída, a lista na parte inferior mostrará todos os arquivos encontrados. Para inseri-los na playlist, basta arrastar e soltar. Além disso, é possível pré listar os arquivos clicando com o botão direito do mouse no arquivo desejado e selecionando a opção de pré-escuta. A pesquisa é feita usando máscaras, ou seja, há um caractere especial que significa qualquer conjunto de caracteres: *. Por exemplo, para pesquisar o arquivo TheRadio-Id1.mp3, devemos escrever * id1 *. É semelhante à janela de linha de comando.

Editor de varreduras

ZaraRadio pode reproduzir arquivos de som, bem como anúncios de tempo, temperatura e umidade sobre outros arquivos de som. Isso é conhecido como voicetracking. Para poder utilizar esta funcionalidade, tem de ir para Ferramentas > Editor de carimbos. Depois de fazer isso, a caixa de diálogo seguinte aparecerá:.

Esta caixa de diálogo exibe todos os varredores. A primeira coluna mostra o nome do arquivo no qual a varredura será reproduzida. A segunda coluna exibe o sweeper e, no último, o tempo desde o início da música que vai decorrer até que a varredura seja tocada. Além disso, existem os seguintes botões:
Adicionar: Permite adicionar um novo carimbo à lista. Ao pressionar este botão uma nova janela será aberta, onde você poderá definir os dados correspondentes às colunas descritas acima.
Modificar: Permite modificar o carimbo selecionado. Este botão abre a caixa de diálogo descrito no botão Adicionar.
Excluir tudo: remove todos os carimbos da lista.
Apagar: Remove os carimbos selecionados.
Abrir: Permite importar uma lista de carimbos, previamente guardada.
Salvar: Permite exportar a lista de carimbos atuais para um arquivo.

Explorador de registros

Para abrir o explorador de registro, execute a opção de menu Ferramentas > Explorador de registro. Depois disso, a seguinte caixa de diálogo será aberta:
Com o explorador de registro, você será capaz de saber em que hora fora reproduzido um arquivo, em um determinado intervalo de datas. Além disso, você será capaz de exportar em formato TXT sua pesquisa, para dar relatórios de transmissão para seus clientes. Você pode pesquisar três coisas diferentes:
Arquivo: Permite procurar um arquivo especificado, dentro dos arquivos de log. Para fazer isso, você deve escrever o nome do arquivo no campo com o mesmo nome. Não é necessário escrever o caminho completo do arquivo. Por exemplo, se você quiser procurar o arquivo c:/ZaraRadio/spots/spotZaraRadio.mp3, escrevendo spotZaraRadio, seria suficiente.
Erros: Permite procurar todos os erros, tais como arquivos quebrados, arquivos ausentes, e assim por diante.
Tudo: exibe o conteúdo completo dos arquivos de log, no intervalo de datas especificado.
Depois de escolher qual tipo de registro você deseja encontrar, você deve escolher o intervalo de datas em que a pesquisa será feita. Em seguida, você pode iniciar a pesquisa pressionando o botão Pesquisar. Quando a pesquisa terminar, os resultados serão exibidos na lista. Agora, você pode salvar a lista em um arquivo pressionando Export.

Reprodutores auxiliares

ZaraRadio tem quatro players auxiliares com quase as mesmas funções que a lista principal tem. Para abrir estes players, você tem várias opções:
Executar Ferramentas > Reprodutores Auxiliares > Reprodutor 1 a 4.
Pressione Ctrl + 1, …, Ctrl + 4.
Pressione os botões 1 a 4, que estão na barra de ferramentas superior.
Depois de executar uma das etapas descritas, os players auxiliares aparecerão ancorados no lado direito da janela do ZaraRadio. Esses players são assim:

Seu uso é semelhante ao da playlist principal (veja playlist e janela principal). A única diferença notável é que para alterar o modo de reprodução, você tem que fazê-lo usando o menu pop-up, que aparece pressionando o botão direito do mouse.
Os players auxiliares aparecem ancorados no lado direito da janela, mas é possível movê-los para qualquer outro ponto. Para mudar sua posição, pressione o botão esquerdo do mouse na barra de título (a barra de título é a caixa azul na qual aparece o texto Aux X) e arraste-a para a posição desejada. Quatro setas aparecerão quando mover o leitor. Ao soltar o botão do mouse sobre uma dessas setas, o player será ancorado no lado que eles apontam. Além disso, é possível empilhar vários players auxiliares e mostrá-los através de guias, para economizar espaço. Se você quiser fazer esta operação, arraste um player sobre outro e solte o botão do mouse no botão circular que está no centro das setas.


Anterior Próximo

(81) 98484-1611